ANAFIMA (Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Áudio) e a Campanha “Quero Educação Musical na Escola” selam acordo para a promoção do ensino da música nas escolas.
5 de Agosto – A Campanha “Quero Educação Musical na Escola”, é uma ação promovida pelo Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música – o GAP desde 2006, e que coordenou a mobilização da sociedade civil pela tramitação e aprovação, no Congresso Nacional da Lei 11.769/08, que torna obrigatória a educação musical nas escolas de ensino médio e fundamental.
A parceria, que data do início da campanha, deverá agora ampliar-se em ações conjuntas de comunicação a partir deste acordo, visando o desenvolvimento do mercado da música com a ANAFIMA (Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Áudio) e SindiMusica, sindicato patronal das indústrias de instrumentos musicais. A mobilização conjunta tem o objetivo de difundir a consciência em todo o país, da importância estratégica para a Educação, do ensino de música.
Felipe Radicetti, compositor e coordenador da campanha “Quero Educação Musical na Escola”, explica:”Foram 94 entidades nacionais e internacionais que assinaram o manifesto que originou a campanha. A ANAFIMA estava lá, assim como esteve presencialmente em Brasília conosco, nos momentos críticos, quando da votação do projeto de Lei. Isso afirmou claramente a sua representatividade do setor, de forma organizada, profissional e engajada. Desde então, tem sido constante o apoio do setor da indústria brasileira, representado pela ANAFIMA. Contamos com a ampliação de nossa parceria, com o objetivo comum de mudar o quadro em que se encontra a Educação Musical nas escolas em todo o país, porque não aceitaremos que tudo permaneça como está, e onde a atuação setorial da ANAFIMA tem um importante papel a cumprir ao lado dos músicos, educadores e de toda a sociedade civil”.
O GAP vem desenvolvendo diversas ações que mobilizaram políticos e sociedade civil em prol do ato de fazer música. Em maio de 2013, em parceria com a UFRJ e o MinC, o grupo organizou o I Encontro Internacional de Educação Musical, no Rio de Janeiro. Na ocasião, políticos, representantes do MinC, MEC, Conselho Nacional da Educação entre outros, estiveram presentes. O grupo tem desenvolvido também uma campanha viral com artistas, músicos, educadores e cidadãos em geral, manifestando seu apoio à educação musical.
“A campanha ‘Quero educação musical nas escolas’ é a maior manifestação organizada a favor do ensino da música no Brasil. Desenvolvimento do mercado é um ponto inegociável dentro das atividades da entidade. É com prazer que a associação irá alinhar suas ações com a a campanha “Quero Educação Musical na Escola ”, explica Silvio Dutra, presidente da ANAFIMA”, explica Silvio Dutra, presidente da ANAFIMA.
Para o presidente do SINDIMúsica, Sindicato Patronal, Daniel A. Neves, a ação beneficia o mercado imensamente “É hora de fazer música, promover a música em todos os ambitos. O SindImúsica está comprometido com a idéia de ampliar o setor”.
Fonte: Música & Mercado