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ANAFIMA: Um mercado para todos

Com esse lema, a Anafima pretende implantar ações de fortalecimento de todo o setor, além de ampliar sua atuação para empresas internacionais com base no Brasil

Desde o início de abril, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Áudio, Anafima, possui nova diretoria. Após eleição no dia 11 de abril, o advogado Silvio Dutra foi nomeado o novo presidente da associação, e já prevê uma evolução no trato com seus associados e preocupação em fomentar o mercado, principalmente com incentivos para diminuir os custos de produção que têm afetado as exportações do setor. E não só: a Anafima também pretende auxiliar empresas internacionais com filiais no Brasil.

Apesar de ainda pouco conhecido no mercado, o envolvimento de Silvio Dutra com a Anafima é antigo. Com experiência em outras associações como a Abima (Associação Brasileira dos Fabricantes de Massas Alimentícias) e a Abrafave (Associação Brasileira dos Fabricantes de Velas), em 2007 ele foi convidado para prestar consultoria jurídica para a Anafima. “Sempre estive envolvido em todos os assuntos legais da associação. Nesse período de convivência, fui conhecendo e me envolvendo cada vez mais na gestão administrativa e estratégica da associação. Por esse motivo, acredito, no fim do ano passado, os associados interessados em profissionalizar a gestão da Anafima convidaram-me para assumir a presidência da chapa que acabou sendo vitoriosa”, contou Dutra.

Como uma de suas primeiras medidas, a nova direção da Anafima (veja quadro ao lado) criou o conceito que norteará as ações da instituição: “É legal ter um mercado para todos.” Além de deixar claro que empresas internacionais baseadas no Brasil também podem se associar, o outro objetivo da sentença é reforçar a imagem da Anafima como entidade fortalecedora do setor.

Pelas palavras de seu novo presidente, confira, então, quais serão as primeiras ações efetivas da Anafima e também suas estratégias para os anos de 2012/1013.

Qual será o foco de sua atuação?

O acesso do mercado de instrumentos musicais a todos os empreendedores e empresários brasileiros, bem como às fábricas internacionais que tenham subsidiárias no Brasil, além do fortalecimento da parceria com a Apex e do estreitamento das relações com os governos federal, estaduais e municipais. Meu propósito é ajudar na participação de todos os empresários interessados no crescimento do segmento de instrumentos musicais e áudio.

Por que a mudança de foco? Quais são os atuais objetivos da associação hoje?

Não diria que houve mudança de foco, mas evolução, porque faz parte de qualquer entidade sem fins lucrativos adaptar-se aos novos tempos e buscar novos rumos para atender às necessidades do mercado. Neste momento, a necessidade é agregar ao quadro associativo todas as empresas interessadas em promover e atender ao nosso mercado, desde que atendam aos estatutos da Anafima. Estabelecemos e vamos cumprir o nosso objetivo: “É legal ter mercado para todos!”.

Quem são os parceiros da Anafima na conquista dos atuais objetivos?

Além de contar com a Apex, entidade governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio (MDIC), a associação também terá como parceira a revista Música & Mercado, principal referência do setor. Pretendo ainda trazer a experiência da Namm e da MesseFrankfurt, assim como dos associados e dos futuros associados.

Como se dará o auxílio e o apoio às empresas internacionais residentes no Brasil? Quais serão as ações da Anafima nesse sentido?

Inicialmente, o ideal é trazer essas empresas para o debate sadio de assuntos relevantes para o mercado de instrumentos musicais e áudio, lembrando sempre que qualquer ação feita pela Anafima não é dirigida para este ou aquele grupo de empresa, mas sim para o mercado como um todo. Assim, todos os envolvidos poderão se beneficiar do suporte e das ferramentas oferecidas pela associação.

Quantos associados a Anafima tem hoje? Quais ações serão realizadas para aumentar esse número?

Atualmente, temos 34, entre pequeno, médio e grande porte. Serão oferecidos novos serviços aos associados que possam agregar ao desenvolvimento da atividade de cada empresa.

 Qual será o principal desafio de sua gestão?

O principal desafio da associação é implantar a nova visão de que “É legal ter mercado para todos”, desmistificando, assim, a imagem que foi ‘colada’ na Anafima, de que éramos contra todos os importadores. Isso nunca correspondeu à verdade, pois sempre atuamos de acordo e respeitando os estatutos em vigor.

Anafima 

Tel.: (11) 2087-2389
www.anafima.com.br

*Matéria gentilmente cedida pela Música & Mercado

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