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Campeonatos de som automotivo: a medição correta

A forma justa de medir o áudio nas competições de som automotivo

 

O campeonato de som automotivo começou em 1981 nos Estados Unidos com o objetivo de fomentar o mercado através das competições, ajudando lojistas e fabricantes a divulgarem seus produtos e serviços.

RTAO critério de avaliação mundialmente adotado hoje é pelo índice de pressão acústica (SPL) e em alguns casos também é tirada a curva de resposta do equipamento de som com um analisador de tempo real (RTA) que indica as frequências que o sistema de som é capaz de reproduzir. Este sistema indica de forma inequívoca detalhes técnicos da reprodução do som e a forma como ele é afetado de acordo com o ambiente.

Com a indicação do índice de SPL e da curva de resposta somos capazes de dizer qual sistema tem mais potência acústica e qual tem o melhor equilíbrio, indicando assim qual veículo é campeão.

Medicao audio automotivoNa fase áurea da IASCA (International Auto Sound Challenge Association) os veículos também eram avaliados por audiofilos que julgavam a capacidade de reproduzir o Equilíbrio Espectral, Precisão Tonal, Palco, Imagem, Linearidade e Ausência de Ruídos em baixo volume (74 a 81 db’s) em volume moderado (86 a 93 db’s) e volume alto (96 a 105 db’s) dentro do veículo. As audições eram realizadas em dupla e o juiz tinha que ter um grande conhecimento de instrumentos e música para atestar a acuridade sonora. Para chegar ao ganhador também era necessário o uso de um RTA.

No Brasil há um grande interesse por sistemas de áudio para serem executados fora do veículo que de acordo com o setup do equipamento é denominado pancadão ou trio elétrico.

Algumas empresas vem tentando fazer a avaliação sonora através da audição em sistemas fortíssimos, imitando a maneira como a consagrada entidade faziam sem considerar aspectos técnicos como:

  1. Acima de 140 db’s é o limiar da dor, não sendo possível ter todos os detalhes do espectro musical, precisão tonal, etc.
  2. A fadiga auditiva é alcançada em poucos minutos de exposição, inviabilizando a audição técnica.
  3. Os veículos são colocados em sentidos opostos com o juiz ao centro. Este alinhamento é capaz de causar cancelamento afetando o resultado.
  4. Não há embasamento técnico.

Suprir uma competição de recursos confiáveis de medição pode afetar a imagem de produtos e de instaladores que estão sujeitos as condições físicas do julgador em realizar o julgamento.

A ANAFIMA sugere sempre a utilização de RTA calibrado para os campeonatos de som automotivo. Compartilhe esta idéia! 

 

 
 

 

Comments(4)

  1. Reply
    lindomar f vieira says:

    top

  2. Reply
    Junior schafranski says:

    Simplesmente…. Parabéns.

  3. Reply
    Luiz Henrique Meda says:

    Parabéns pela matéria ! vamos moralizar este setor.

  4. Reply
    Washington Viesba says:

    Boa tarde ,
    Desenvolvi um subwoofer
    E estou com dificuldades de achar quem possa medir os parâmetros do mesmo a ponto de fornecer uma ficha técnica aos consumidores. Vcs prestam esse serviço ?
    (11)99299-3827

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