A forma justa de medir o áudio nas competições de som automotivo
O campeonato de som automotivo começou em 1981 nos Estados Unidos com o objetivo de fomentar o mercado através das competições, ajudando lojistas e fabricantes a divulgarem seus produtos e serviços.
O critério de avaliação mundialmente adotado hoje é pelo índice de pressão acústica (SPL) e em alguns casos também é tirada a curva de resposta do equipamento de som com um analisador de tempo real (RTA) que indica as frequências que o sistema de som é capaz de reproduzir. Este sistema indica de forma inequívoca detalhes técnicos da reprodução do som e a forma como ele é afetado de acordo com o ambiente.
Com a indicação do índice de SPL e da curva de resposta somos capazes de dizer qual sistema tem mais potência acústica e qual tem o melhor equilíbrio, indicando assim qual veículo é campeão.
Na fase áurea da IASCA (International Auto Sound Challenge Association) os veículos também eram avaliados por audiofilos que julgavam a capacidade de reproduzir o Equilíbrio Espectral, Precisão Tonal, Palco, Imagem, Linearidade e Ausência de Ruídos em baixo volume (74 a 81 db’s) em volume moderado (86 a 93 db’s) e volume alto (96 a 105 db’s) dentro do veículo. As audições eram realizadas em dupla e o juiz tinha que ter um grande conhecimento de instrumentos e música para atestar a acuridade sonora. Para chegar ao ganhador também era necessário o uso de um RTA.
No Brasil há um grande interesse por sistemas de áudio para serem executados fora do veículo que de acordo com o setup do equipamento é denominado pancadão ou trio elétrico.
Algumas empresas vem tentando fazer a avaliação sonora através da audição em sistemas fortíssimos, imitando a maneira como a consagrada entidade faziam sem considerar aspectos técnicos como:
- Acima de 140 db’s é o limiar da dor, não sendo possível ter todos os detalhes do espectro musical, precisão tonal, etc.
- A fadiga auditiva é alcançada em poucos minutos de exposição, inviabilizando a audição técnica.
- Os veículos são colocados em sentidos opostos com o juiz ao centro. Este alinhamento é capaz de causar cancelamento afetando o resultado.
- Não há embasamento técnico.
Suprir uma competição de recursos confiáveis de medição pode afetar a imagem de produtos e de instaladores que estão sujeitos as condições físicas do julgador em realizar o julgamento.
A ANAFIMA sugere sempre a utilização de RTA calibrado para os campeonatos de som automotivo. Compartilhe esta idéia!
Comments(4)
lindomar f vieira says:
29/07/2016 at 20:04top
Junior schafranski says:
29/07/2016 at 20:46Simplesmente…. Parabéns.
Luiz Henrique Meda says:
30/07/2016 at 09:26Parabéns pela matéria ! vamos moralizar este setor.
Washington Viesba says:
10/01/2018 at 11:19Boa tarde ,
Desenvolvi um subwoofer
E estou com dificuldades de achar quem possa medir os parâmetros do mesmo a ponto de fornecer uma ficha técnica aos consumidores. Vcs prestam esse serviço ?
(11)99299-3827